(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo

Saiba o que você come: Hambúrguer Caseiro x Industrializado

Oi Pessoal!

Aí vai uma receita prática e muito fácil de um hambúrguer caseiro para os amantes da comidinha, sendo também uma excelente opção de lanche quando dá aquela vontade de correr no fast food.

Na verdade, a questão aqui não é somente a praticidade em si, pois a receita é muito fácil, mas principalmente, esclarecer a composição do hambúrguer industrializado – e seus “afins” como Nuggets, por exemplo.

Peguei a composição de um hambúrguer industrializado qualquer no mercado:

Carne bovina, água, gordura bovina, proteína texturizada de soja, gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, sal, condimentos naturais, pimenta, proteína vegetal hidrolisada, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316), corante vermelho de beterraba (INS 162) e aromas naturais.

 

Pois é, estes são os ingredientes destes produtos congelados de caixinha que compramos em torno de R$ 13,50 no mercado. Dá para acreditar?

Para início de conversa, vou falar apenas sobre alguns ingredientes…

1. Glutamato monossódico – realçador de sabor que causa hipertensão, distúrbios do sono, aumento de apetite e obesidade, hiperatividade e dor de cabeça; ou seja, é um grande veneno da sociedade atual!

2. Eritorbato de sódio – promove hipertensão e é carcinogênico;

3. Proteína vegetal hidrolisada – produto obtido a partir de fontes protéicas vegetais, tais como milho, amendoim, soja, trigo, isolados ou combinados, por hidrólise, total ou parcial. É permitido adicionar glutamato monossódico (mais glutamato!) e gordura vegetal na composição. É utilizado para realçar o sabor dos alimentos – e lógico, dar uma “viciada” nele né.

4. Se era para ser carne para quê tem proteína de soja? A proteína de soja não faz mal, porém é uma proteína bem alergênica. Imagina uma pessoa que tenha alguma intolerância à soja, mas acredita que está comendo só carne? Por isso, SEMPRE, leia rótulos!

5. Maltodextrina – é um carboidrato de alto índice glicêmico. Não faz mal à saúde se utilizado da maneira correta, ou seja, por quem pode utilizar e em horários adequados (diabéticos devem ter cautela). Mas confesso que eu não esperava encontrar esse ingrediente em um hambúrguer.

6. Tem gordura bovina adicionada e gordura vegetal hidrogenada – Ou seja, um produto que contém ainda mais gordura, e assim prejudicar em casos de colesterol, dores articulares, câncer, inflamação e obesidade.

7. Tem um monte de INS’s – que são os conservantes, aromatizantes, etc.

 

E aí? Vale ou não ter um trabalhinho para fazer o seu em casa?

Os famosos Nuggets, muito comuns nos pratinhos infantis de restaurante, assim como os embutidos – que inclui os ditos saudáveis como peito de peru e blanquet – são bem similares, senão piores!

Eu ESCOLHO tirar um tempinho da minha rotina e assim fazer meu lanche com mais qualidade nutricional. Até porque é prático e pode congelar, o preço é bem similar e a quantidade também. Não tem porque não aderir, não é?

Tenho 2 receitas de hambúrguer para você:

*Hambúrguer 1:

– 1 Kg de carne bovina moída (patinho ou chã) – também pode ser substituído por peito de frango processado

– 1 ovo caipira (também pode fazer sem ele)

– 1 colher de sopa cheia de farelo de aveia ou amaranto

– Temperos diversos (eu coloco alho, cebola, salsinha, cebolinha, noz-moscada, pimenta do reino e sal)

*Hambúrguer 2:

– 1 Kg de carne bovina moída (patinho ou chã) – pode ser substituído por peito de frango processado, se desejar;

– Temperos diversos – eu costumo colocar alho, cebola, salsinha, cebolinha, noz-moscada, pimenta do reino e sal.

Você vai misturar tudo até ficar bastante homogêneo e fazer a forma de hambúrguer na mão mesmo ou com alguma forma. Eu usei um copo do meu Mixer.

Separe em plásticos próprios para congelar ou papel manteiga e leve ao freezer.

hambúrguer

Ficou bom mesmo e super saudável!


Foto Destaque: Cheeseburguer Design by Freepik.com

Sem comentários

Publicar um comentário