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TPM: Por que sinto tanta vontade de comer doces?

Um dos principais relatos de quem tem tensão pré-menstrual (TPM) é a louca vontade de comer doces, mas principalmente os chocolates.

Por que isto acontece? Uma explicação está relacionada a uma redução do mineral magnésio nesta fase e, desta forma, implica em maior necessidade de alimentos fontes deste mineral.

O cacau é uma ótima fonte de magnésio, além de conter muitos flavonóides que têm efeitos antiinflamatório e antioxidante. Porém, os chocolates geralmente consumidos pela maioria das pessoas são repletos de açúcar e gordura, o que não favorece em nada, sendo apenas um efeito placebo de curto prazo.

— Escolha chocolates de boa qualidade, sem gordura hidrogenada e açúcar, e no mínimo 70% cacau. —

Além disso, o magnésio é responsável pela absorção do cálcio, outro nutriente essencial nesta fase de TPM.

 

tpm chocolateO ponto importante é o consumo regular de refeições com carboidratos de boa qualidade – como frutas, legumes e cereais integrais — que favorece a captação do triptofano a nível cerebral, aumentando assim a síntese de serotonina — um neurotransmissor responsável pelo bem-estar e bom humor, que tende a cair durante a fase pré-menstrualÉ por isso que algumas mulheres sentem-se mais tristes ou depressivas neste período.

Nesta fase, também é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio que auxiliam na síntese da serotonina.

 

Para minimizar os efeitos da TPM anote as dicas:

• Aumente o consumo de couve, rúcula, agrião, cereais integrais, nozes, amêndoas, peixes, carnes.

• Se bater a vontade por doces, consuma frutas desidratadas ou uma banana/maçã assada com canela.

• Evite o consumo excessivo de produtos lácteos, açúcar refinado, doces e frituras.

Prefira as “boas” gorduras como abacate, azeite extra-virgem, castanhas, amêndoas, óleos de linhaça, gergelim e abacate. Adicione em saladas, sucos e vitaminas.

• Faça associações nos lanches com frutas e uma fonte de gordura boa para melhorar o efeito da insulina – Exemplo: 1 fatia de abacaxi + 5 unidades de amêndoas.

Não pule as refeições, mas alimente-se conforme a sua necessidade, sem ficar longos períodos sem alimentação.

Beba água! Lembre-se que muitas vezes o sintoma de fome é apenas desidratação. Beba água e observe se a fome não alivia, pois quando estamos desidratados nosso organismo confunde o sintoma de sede com fome!

Chás são excelentes para hidratar e eliminar a retenção de líquidos desta fase. Mas evite os que contêm cafeína – como chá verde, chá preto, dando preferência à camomila, cidreira, melissa ou cavalinha.

 

É importante também avaliar se estes sintomas são frequentes e muito desequilibrados.

Se sim, é importante uma avaliação de um nutricionista para investigar possíveis deficiências nutricionais e assim planejar uma alimentação mais focada nos seus sintomas.

Respeite o seu momento e tente seguir estas dicas ao máximo para equilibrar os sintomas!

 

Um grande beijo!

 


Créditos | Imagens:

Mulher com Chocolate – Design by Freepik.com

Destaque: Mulher Cupcake – Design by Freepik.com

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