(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo
Roda Gigante

Roda da vida – As 12 áreas que precisamos equilibrar

Você já deve ter ouvido falar em uma ferramenta chamada Roda da Vida. Se não, prepare-se para fazer a sua!

A Roda da Vida é uma ferramenta do Coaching bastante utilizada e muito interessante pois dá um “resumão” de como anda a nossa satisfação com cada área da vida. O autoconhecimento é um dos principais pontos de partida para a melhoria de qualquer aspecto na vida.

Há várias rodas da vida, a que eu costumo utilizar é bem abrangente, sendo dividida em 12 áreas:

Autodesenvolvimento, Trabalho e Carreira, Finanças, Saúde, Contribuição social, Relacionamento amoroso,  Vida social e amigos, Família, Casa e ambiente, Hobbies e lazer, Equilíbrio emocional, Espiritualidade.

 

O objetivo da roda é você graduar, dar uma nota para cada área da sua vida de acordo com o seu estado hoje, para que possamos visualizar a situação atual e planejar a situação ideal.

Na prática, como funciona?

1. Dê uma nota para cada área da roda. De 0 a 10, o quanto você está satisfeito com a sua situação atual? Faça isso para as 12 áreas.

2. Quando terminar de preencher toda a ferramenta, escolha uma área que você acredita que seja uma alavanca para a outras, ou seja, aquela área que, se estiver bem você consegue melhorar todas as outras áreas mais facilmente.

Dê um foco maior nesta área, mas lembre-se que, todas as áreas devem estar equilibradas, não somente a alavanca. Ela apenas é o seu ponto de partida para as outras.

3. Relate todas as habilidades a serem adquiridas, comportamentos e/ou hábitos a serem modificados e as metas a serem planejadas para que cada área receba uma nota 10 até um determinado dia (por exemplo até 31.12.2015).

Roda da vida

Baixe AQUI a sua Roda da Vida para preencher.

 

Observe que a roda não está equilibrada. Há áreas com notas muito baixas e que precisam de atenção. Se fosse uma roda de carro não giraria! Assim também é a nossa vida, muito foco em uma área, e esquecimento de outras – o que pode gerar desconforto, frustração, tristeza, sentimento de que falta algo apesar de termos tudo.

Pare um tempinho e faça esse exercício. Escreva! Anote tudo que você pode melhorar na sua vida e comece a planejar para agir! Sem ação não saímos do lugar!

Um beijo!


Foto destaque: Roda Gigante Design By Freepik.com

Sem comentários

Publicar um comentário