21-3283-1240 | 97292-8404

Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 1, Ed. Lagoa 2, Sala 404, Barra da Tijuca

Topo

Os 7 aspectos fundamentais para viver melhor – Quarta parte

Continuando a série de posts com os 7 aspectos fundamentais para viver melhor. A base desta série é a simplicidade.

Ora procuramos por milagres, pílulas mágicas e atalhos, ora sofremos, nos estressamos e nos desgastamos, mas o que poucos sabem é que, para uma vida boa não precisamos de muito não, basta equilíbrio nos aspectos fundamentais da vida.

Apesar de simples, espero que você sinta a profundidade de cada aspecto na sua vida, assim entenderá que tudo que almejamos será apenas consequência de uma vida equilibrada que cultivamos.

Já parou para observar que a frase mais escutamos hoje em dia é: “ Estou sem tempo!”. Ah, mas o tempo é tão relativo… Espere 10 minutos em uma fila de banco e fique 10 minutos conversando com um amigo – consegue sentir que o tempo passa de uma forma diferente? Mas são os mesmos 10 minutos! A grande diferença é como você aproveita e planeja o seu tempo.

Todos temos as mesmas 24 horas do dia para fazermos o que precisamos. Muitas vezes o problema não é a falta de tempo, mas sim, como o organizamos e como vemos nossas prioridades.


Foto: Vito Parlato

Se você sente-se como uma gaveta completamente lotada de coisas, super bagunçada, sem saber por onde começar a organização, o primeiro passo é tirar tudo da gaveta.

Há um bom tempo venho implementando os passos que descrevo abaixo na minha vida, fruto de muita leitura, vivências, experiências e “murros em ponta de faca”. Eu sempre fui um tanto estressadinha (desde que me conheço por gente!), nunca tinha tempo, tinha idéias mas nada saia do papel e, no final das contas, percebi que apesar de ser muito organizada (digo em arrumação, casa, escritório), faltava a organização do meu tempo de acordo com as minhas prioridades.

Era uma multitarefa Master e achava isso o máximo! Hoje não vejo isso como uma qualidade, mais sim como um fator estressante. Fazer muitas coisas não quer dizer fazer tudo ao mesmo tempo.Ainda tenho muito a melhorar, mas estou adorando todo o processo! Dá uma leveza imensa!

Alguns passos para auxiliar na organização do seu tempo:

 

Foto: Al Abut

1.  “ESVAZIE” A MENTE:

Separe um tempo do seu dia, onde você não seja interrompido e “descarregue” em uma folha de papel, caderno ou computador, tudo o que você precisa ou deseja fazer, ou seja, escreva todos os seus objetivos de carreira, saúde, estudos, desenvolvimento pessoal, casa, filhos, etc, sem necessidade de ordem de prioridade. A idéia aqui é “esvaziar” a mente!

 

2.  SAIBA PRIORIZAR:

Não seja multitarefa, isso não existe! Pelo menos para quem é ou quer ser organizado e aproveitar o seu tempo de forma eficiente. Enumere por ordem de prioridade e inicie já um planejamento para cada objetivo.

 
3. SIMPLIFIQUE:

Não queira já de primeira executar projetos muito complexos e que demande muito tempo, pois você ainda estará no processo de mudança de um hábito e, provavelmente, estressado por ainda não “ter tempo”. Comece por aquilo que é mais fácil de ser executado, como por exemplo, se você quer ser mais produtivo no seu trabalho, comece por arrumar a sua mesa do escritório. Simplifique o que der para simplificar, delegue o que der para delegar. Assim você ganha confiança e motivação para os próximos projetos.

<i>Se você quer organizar a sua alimentação, comece organizando a sua cozinha tornando-a mais funcional e prática. Pequenos detalhes como acabar com os excessos, como potes, talheres, panelas velhas, mantimentos vencidos, é um ótimo começo!</i>

 

 4. PLANEJE O QUE CABE NO DIA, NÃO INVENTE HORAS A MAIS:

Um bom planejamento se faz com antecedência. Não planeje o seu dia no dia! O ideal é que você liste suas tarefas (que já foram estabelecidas de acordo com as suas prioridades) com pelo menos uns 3 dias para frente do dia atual, ou até uma semana quando você já estiver bem adaptado. Deixe algumas brechas nos horários para algo que for fora do planejado e que não controlamos (trânsito, filho doente, atrasos de funcionário, reuniões de última hora, etc).

 

5. SUA VIDA É UMA SÓ:

Não existe vida profissional e vida pessoal. A sua vida é uma só e, suas prioridades devem envolver todos os aspectos da sua vida de modo que o torne um ser equilibrado e feliz. Veja neste post uma ferramenta legal para te ajudar a equilibrar 12 áreas da vida.

Experimente colocar ordem na sua vida e verá como é bom ter tempo para tudo, com a certeza de que está fazendo o que importa de verdade para você.

Beijos!

Sem comentários

Publicar um comentário