21-3283-1240 | 97292-8404

Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 1, Ed. Lagoa 2, Sala 404, Barra da Tijuca

Topo

Como estabelecer objetivos e metas de emagrecimento – Técnica SMART

Início de ano ou toda segunda-feira alguém inicia uma dieta. Se você já não fez isso, é bem provável que faça algum dia. No entanto, entra ano, sai ano, a segunda-feira chega e vai embora e os objetivos não são concretizados, nem sempre dá certo, e ficamos com a “cara” da frustração, minando nossa autoconfiança.

Sabe porque isso acontece na maioria das vezes? Simplesmente por falta de um objetivo claro em mente, assim como comprometimento e estabelecimento de pequenas metas de acordo com o objetivo. Sem isso ficamos à deriva, com grandes chances de fracassarmos.

As pessoas se motivam ao eleger um dia, que tem uma “energia especial” (sei lá, deve ser isso…rsrsrs) ou que representa na nossa cabeça o início de algo, no entanto, esquecem que para que possamos alcançar um objetivo é necessário muito planejamento prévio, senão a chance de dar certo é mínima. Outro fato muito importante é pensar que tudo o que você deseja precisa ser feito hoje, no presente. Então o dia de começar uma dieta se você decidiu emagrecer é na sua próxima refeição!

Uma técnica interessante para os estabelecimento de metas claras é o método SMART.

Veja algumas perguntas que você pode fazer no método SMART para estabelecer seus objetivos:

O que você deseja precisa ser
“SMART”
O que você deve se perguntar e responder para estabelecer claramente o que você deseja:
S = eSpecífico em processos e recursos Qual é o seu objetivo geral? Ex. Eu quero emagrecer 10 quilos em 6 meses.
M = Mensurável através de dados objetivos Como saberei que emagreci? Com que frequência irei me pesar? Farei isso no nutricionista ou em casa também? Onde anotarei meus resultados?
A = Atingível por poderem ser realizadas Quantos quilos quero emagrecer? A quem eu posso pedir ajuda? Como posso me ajudar?
R = Relevante sob o seu ponto de vista Por que emagrecer é importante para mim? Quais as vantagens que tenho em emagrecer? O que eu ganho?
T = Tempo específico com prazo Em quanto tempo pretendo emagrecer X Kg? Defina data de início e fim.

 

Ou seja, se o seu desejo é emagrecer você pode definir mais especificamente assim, por exemplo:

Emagrecer 10Kg no período entre 10/01/2015 a 10/06/2015 com reeducação alimentar e atividade física.

O objetivo é aquilo que você quer bem descrito. As metas são o passo-a-passo para o seu objetivo ser atingido, tudo o que é necessário ser feito.

 

Alguns exemplos de metas para este objetivo:

⊗ Ligar para marcar um nutricionista no dia 10/04/2015;

⊗ Ir ao nutricionista;

⊗ Ir ao laboratório fazer os exames solicitados no dia 12/04/2015;

⊗ Pesquisar academias para iniciar atividade física 3x na semana;

⊗ Realizar a matrícula na academia;

⊗ Fazer a lista de compras da semana;

⊗ Ir ao supermercado toda segunda-feira para comprar os alimentos da semana;

⊗ Preparar previamente os vegetais na geladeira;

⊗ Separar os lanches da semana;

⊗ Remarcar nutricionista para avaliar resultados para o dia 15/05/2015;

⊗ Etc.

 

Liste tudo, de forma bem objetiva o passo-a-passo para que você tenha um plano bem traçado.

Boa Sorte!

Comente aqui seus resultados! Espero que tenha ajudado!

Um abraço!

Foto Imagem destacada

Sem comentários

Publicar um comentário

Need Help? Chat with us