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Como estabelecer objetivos e metas de emagrecimento – Técnica SMART

Início de ano ou toda segunda-feira alguém inicia uma dieta. Se você já não fez isso, é bem provável que faça algum dia. No entanto, entra ano, sai ano, a segunda-feira chega e vai embora e os objetivos não são concretizados, nem sempre dá certo, e ficamos com a “cara” da frustração, minando nossa autoconfiança.

Sabe porque isso acontece na maioria das vezes? Simplesmente por falta de um objetivo claro em mente, assim como comprometimento e estabelecimento de pequenas metas de acordo com o objetivo. Sem isso ficamos à deriva, com grandes chances de fracassarmos.

As pessoas se motivam ao eleger um dia, que tem uma “energia especial” (sei lá, deve ser isso…rsrsrs) ou que representa na nossa cabeça o início de algo, no entanto, esquecem que para que possamos alcançar um objetivo é necessário muito planejamento prévio, senão a chance de dar certo é mínima. Outro fato muito importante é pensar que tudo o que você deseja precisa ser feito hoje, no presente. Então o dia de começar uma dieta se você decidiu emagrecer é na sua próxima refeição!

Uma técnica interessante para os estabelecimento de metas claras é o método SMART.

Veja algumas perguntas que você pode fazer no método SMART para estabelecer seus objetivos:

O que você deseja precisa ser
“SMART”
O que você deve se perguntar e responder para estabelecer claramente o que você deseja:
S = eSpecífico em processos e recursos Qual é o seu objetivo geral? Ex. Eu quero emagrecer 10 quilos em 6 meses.
M = Mensurável através de dados objetivos Como saberei que emagreci? Com que frequência irei me pesar? Farei isso no nutricionista ou em casa também? Onde anotarei meus resultados?
A = Atingível por poderem ser realizadas Quantos quilos quero emagrecer? A quem eu posso pedir ajuda? Como posso me ajudar?
R = Relevante sob o seu ponto de vista Por que emagrecer é importante para mim? Quais as vantagens que tenho em emagrecer? O que eu ganho?
T = Tempo específico com prazo Em quanto tempo pretendo emagrecer X Kg? Defina data de início e fim.

 

Ou seja, se o seu desejo é emagrecer você pode definir mais especificamente assim, por exemplo:

Emagrecer 10Kg no período entre 10/01/2015 a 10/06/2015 com reeducação alimentar e atividade física.

O objetivo é aquilo que você quer bem descrito. As metas são o passo-a-passo para o seu objetivo ser atingido, tudo o que é necessário ser feito.

 

Alguns exemplos de metas para este objetivo:

⊗ Ligar para marcar um nutricionista no dia 10/04/2015;

⊗ Ir ao nutricionista;

⊗ Ir ao laboratório fazer os exames solicitados no dia 12/04/2015;

⊗ Pesquisar academias para iniciar atividade física 3x na semana;

⊗ Realizar a matrícula na academia;

⊗ Fazer a lista de compras da semana;

⊗ Ir ao supermercado toda segunda-feira para comprar os alimentos da semana;

⊗ Preparar previamente os vegetais na geladeira;

⊗ Separar os lanches da semana;

⊗ Remarcar nutricionista para avaliar resultados para o dia 15/05/2015;

⊗ Etc.

 

Liste tudo, de forma bem objetiva o passo-a-passo para que você tenha um plano bem traçado.

Boa Sorte!

Comente aqui seus resultados! Espero que tenha ajudado!

Um abraço!

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