(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo

Panelas. Qual é a melhor para a sua saúde?

Pode não parecer, mas as panelas podem apresentar grande risco à nossa saúde. Por isso, veja a diferença entre as panelas e qual utilizar.

⊗ Panela antiaderente ou teflon (PTFE – politetrafluoretileno)

É revestida por um polímero plástico chamado politetrafluoretileno, e por isso, deve ser utilizada enquanto essa camada estiver íntegra. Se riscada, libera dioxinas, bisfenol, óxido de cromo hexavalente, substâncias extremamente danosas à saúde. O cozimento com esta panela deve ser em fogo baixo, pois altas temperaturas degradam esta película e promovem a liberação destas substâncias.

⊗ Panela de Alumínio
São as mais comuns, baratas e com ótima condução de calor, no entanto, liberam o óxido de alumínio, causador de diversas doenças como o Alzheimer.

⊗ Panela de barro ou cerâmica
São ideais preparações ensopados e alimentos de cozimento lento. São porosas e favorecem a proliferação de bactérias, por isso, devem ser muito bem higienizadas e conservadas bem secas. A panela de cerâmica não pode ser esmaltada.

⊗ Panela esmaltada
É revestida de uma camada de esmalte colorido e não suporta altas temperaturas, descascando com muita facilidade. Se houver dano no esmalte deve ser descartada pois libera metais tóxicos.

⊗ Panela de inox 🙂
Possui ótima distribuição do calor (as que possuem fundo triplo, pois o aço em si não conduz bem o calor) e quase não liberam substâncias prejudiciais à saúde se mantidas adequadamente, se riscadas ou trincadas, podem liberar alumínio e níquel, metais que compõem a panela.

⊗ Panela de vidro 🙂
É uma panela não libera nenhuma substância química para o alimento. No entanto, não conduz bem o calor e a comida pode queimar mais rápido. O ideal é utilizar para sopas e molhos. É a única panela que podemos guardar o alimento e colocar na geladeira.

⊗ Silit-silargan 🙂
É uma nova tecnologia feita com aço ferromagnético fundido com uma cerâmica de alta tecnologia, efeito bactericida e não libera metais tóxicos. O preço é muito elevado, podendo variar entre R$ 800,00 a R$ 1.200,00.

🙂 melhores opções, se conservadas adequadamente.

Imagem destacada – Amelle

Sem comentários

Publicar um comentário