(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo

Dieta é para sempre?

Em um dos eventos de saúde que participei, um dos participantes questionou ao palestrante sobre o que ele poderia fazer para conseguir emagrecer. Ele argumentou sobre alguns passos para o emagrecimento, e um deles era:

“Entender de uma vez que DIETA é para SEMPRE!” 
Naquele momento, eu me coloquei no lugar do participante. Confesso que meu primeiro pensamento foi: desistir antes de começar – afinal, viver em dieta para o resto da minha vida, é duro demais, não?

Eu prescrevo dietas? Sim! Mas também libero delas.

Eu faço dieta? Sim! Mas também saio dela!
Meus pacientes seguem dietas? Sim! Mas também voltam dizendo que não conseguiram fazer tudo. E está tudo bem! Vamos para o próximo passo, sem neuras…
.
Há particularidades? Sim! Somos diferentes né?! Tenho pacientes renais que precisam seguir à risca sua alimentação, ou então correm o risco de entrar em hemodiálise.
Mas… Renata, então eles fazem dieta! Sim e não, depende do ponto de vista de cada um.
Segundo o Aurélio, eles fazem dieta.
(Dieta: Regime metódico na alimentação. Abstenção de alguns ou de todos os alimentos, geralmente em caso de doença).
.
Para mim, estas pessoas escolhem preservar o restante de rim funcionante por mais tempo e não entrar em hemodiálise.
Eu acredito em escolhas bem feitas, em ESTILO de vida saudável. Tudo que é restritivo demais pode levar a uma vida bem disfuncional ou triste. Mas sim, muitas vezes acontece de TER que ser assim, e eu já vivi isso por um bom tempo na minha vida…
E quando precisar ser assim? Trabalhe para transformar RESTRIÇÃO em ESCOLHA. Mude a forma que vê as coisas e TUDO MUDA!
Mas quando não precisar ser assim? Relaxa! Dieta pesa demais nas costas, e na balança também! Você que está tentando emagrecer já se perguntou quantas dietas fez e quantas vezes abandonou? Será que o seu planejamento andou falhando ou a sua cabeça não estava pronta para encarar?
Se você não conseguir implementar uma mudança no seu estilo de vida, aprender que alimentação saudável está bem longe de ser dieta, assim como também está bem longe de poder comer o que quiser, a toda hora.
Pense se você está tornando a sua vida chata e frustrante, se está perdendo a chance de viver em paz com o alimento… e com a balança, se este for o objetivo.
Um grande beijo!

Sem comentários

Publicar um comentário