21-3283-1240 | 97292-8404

Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 1, Ed. Lagoa 2, Sala 404, Barra da Tijuca

Topo

Como Higienizar Hortaliças de forma Prática e Eficaz

Neste post falarei sobre um processo de higienizar suas hortaliças usando o Vinagre de Maçã (5%) – uma alternativa bem eficaz e mais natural do que o Hipoclorito de Sódio.

 
A higiene dos vegetais é de extrema importância para que possamos ter saúde e evitar a contaminação por patógenos como parasitas, bactérias e vírus pelos alimentos.
 
Lavar somente em água corrente já elimina mais de 70% da sujeira bruta, assim como parte dos microorganismos. Mas, no processo COMPLETO de higienização, podemos eliminar 95% dos microorganismos e sujeira dos alimentos!
 
O Vinagre de Maçã é uma alternativa muito eficaz na eliminação dos microorganismos – Solução de 60ml de vinagre de maçã (5%) para 1 litro de água, por 30 minutos.
 

É importante prestar atenção na concentração do ácido acético dos vinagres – nos rótulos você consegue verificar esta informação. Quanto menor a concentração de ácido acético, mais tempo temos que deixar de molho, e quanto maior a concentração, menos tempo. A maioria dos nossos vinagres possuem em torno de 5% a 6% de concentração de ácido acético.


PROCESSO COMPLETO PARA HIGIENIZAR HORTALIÇAS


Solução Vinagre de Maçã
 

Hipoclorito de Sódio é uma substância bastante utilizada para higienizar os alimentos. No entanto, alguns profissionais não indicam o seu uso – principalmente para quem tem problemas na tireóide – devido a presença de alguns resíduos de cloro após a higienização, que pode ser absorvido pelo organismo.

Também há alguns estudos indicando que os subprodutos do cloro (trihalometanos) são carcinogênicos. Inclusive, em alguns países da Europa, o uso do Hipoclorito em produtos minimamente processados é proibido.
 
Caso você utilize o Hipoclorito, é importante respeitar o PROCESSO inteiro de higienização, para retirar o máximo dos resíduos de cloro. Se deixarmos resíduos dos sanitizantes (cloro) nos alimentos, acabamos ingerindo estas substâncias, prejudicando nossa saúde. Dessa forma, o processo de ENXÁGUE após a sanitização é muito importante para eliminar grande parte destes resíduos.
 
Em pessoas com comprometimento do sistema imunológico (imunossuprimidos, HIV, transplantados, idosos, etc) é importante que seja avaliado individualmente, pois, em ALGUNS casos, talvez haja a necessidade do processo de higienização com Hipoclorito de Sódio para eliminação quase total dos patógenos presentes nos alimentos. Em um processo completo (higienização com água, hipoclorito e vinagre) podemos eliminar 99,98% dos microorganismos.
 
É importante lembrar que, uma microbiota intestinal saudável também nos protege muito destes contaminantes. É a nossa barreira contra a contaminação por algum microorganismo que acabou “passando batido” pelo processo de higienização. 
 
Mas isso é assunto extenso e fica para um próximo post! Então, se quiserem saber mais, é só comentar com ideias para que sejam abordadas nos próximos posts, ok?
 
Gostou das dicas? Compartilhe com quem você ama e acha que precisa saber disso!
Um grande abraço,

Algumas fontes:

Comentários:

  • Bianca Carvalho
    19 de outubro de 2020 at 12:46

    Interessante e simples o processo de limpeza. Gostei.

  • Rozana Lemos
    19 de outubro de 2020 at 12:36

    Eu preciso fazer o processo completo ou para mim basta a limpeza com o vinagre?

Publicar um comentário

Need Help? Chat with us