(21) 97292-8404

Atendimento presencial Rio de Janeiro | On-line

Topo

Alimentação e Produtividade: o que reduz a minha performance?

E se fosse possível aumentar a sua produtividade, ou seja, fazer o que precisa ser feito, com qualidade e otimização do seu tempo apenas mudando a sua alimentação?
.
Cansaço, falta de energia e procrastinação para executar as tarefas diárias, sejam elas de trabalho, domésticas ou até mesmo nas horas de lazer, são queixas muito comuns nos dias de hoje. A rotina extremamente desafiadora devido ao trânsito, muitas horas no trabalho, estresse, cuidados domésticos, relacionamentos, filhos, exige muito esforço e planejamento para conseguir equilibrar todos os papéis de vida. E se não tivermos saúde para dar conta do que nos é exigido, aí complicou de vez!

Qual é a relação entre Alimentação e Produtividade?

Pode até parecer óbvio para alguns, mas quero mostrar o quanto a alimentação inadequada pode afetar diretamente a sua produtividade. Só para ter uma idéia, um estudo realizado nos EUA avaliou cerca de 20.000 funcionários e demonstrou que:

               “Quem tem uma alimentação inadequada tem 93% MAIS CHANCE de sofrer com BAIXA PRODUTIVIDADE no ambiente corporativo”.

Produtividade

Oi???? 93% de chance de reduzir a sua produtividade??? Incrível, não acha?
Vamos comer bem minha gente!!!

 

Quais as maiores dificuldades que nos impede de manter uma alimentação saudável?

Como RESOLVER?

Falta de tempo:

Quando algo não é prioridade, não damos o devido tempo a isso. Quando vira urgência (como a doença), vira prioridade. É parar para pensar como você anda cuidado da sua MORADA, chamada corpo? Será que é como você cuida da sua casa, ou do seu carro? Será que não vale a pena reservar um tempinho da sua vida para a sua saúde? Planeje sua semana com antecedência e você verá que tem sempre um tempinho sobrando!

.
Querer praticidade, não saber cozinhar, não ter criatividade com a comida:
Temos muita facilidade nos dias de hoje, mas que nem sempre são saudáveis. Pense se você pode DELEGAR alguma função para alguém – contratar uma cozinheira, lavar alguns vegetais no final de semana, congelar comida, comprar tudo já cortadinho no mercado/feira.
.

O que vc pode fazer pequeno hoje que se tornará grande amanhã? 

Não precisa de ansiedade, precisa de ação consistente, e logo vira um hábito!


..
.
Acham que comer “besteiras” é muito bom e não querem deixar de ter este prazer:
Colocar prazer apenas em comida é um grande problema, afinal comida pode virar vício. Alimentos como massas e doces estimulam alguns neurotransmissores que promovem prazer e saciedade, o que estimula a vontade e/ou necessidade por estes alimentos.
Comida é cultural, social e afetiva também. No entanto, quando isso vira uma rotina, a saúde paga um preço, bem caro. Observar o que te dá prazer na vida e começar a incluir isso no seu dia-a-dia ajuda a tirar o foco da comida. Já se perguntou qual foi a última vez que você fez algo que ama fazer? Uma simples caminhada na praia, ou brincar com os cachorros no sol da manhã já está valendo!
.

Quais são os alimentos ou hábitos que podem atrapalhar o desempenho, reduzindo a disposição, promovendo sonolência e cansaço?

Por que isso acontece?

.
Fast Food

Carboidratos refinados e doces em geral: aumento da glicemia pela absorção muito rápida da glicose – afinal, ela está prontinha para ser absorvida pois são alimentos que não contêm fibras como nos cereais integrais, vegetais e frutas. Desta forma, temos alta liberação de insulina para captar toda essa glicose e, logo depois, essa glicemia cai rapidamente gerando esse sintoma de sonolência e falta de energia. São os chamados picos glicêmicos!

Excesso de café, muito comum nos locais de trabalho. “Acordar” somente com café já é um sinal que tem algo errado no seu organismo. O café em excesso pode aumentar os níveis de cortisol, o que pode gerar mais estresse e a ansiedade. A recomendação geral para os efeitos benéficos do café é de 2 a 3 xícaras ao dia.

Se liga!!! Mas não só a base do cafezinho!

Café On Off

Excesso de proteínas e gorduras: são alimentos de digestão mais demorada e, por isso, requer maior energia do organismo. Sabe aquela sensação de moleza após um churrasco? Se vier acompanhado de cerveja, muito sal, queijos… vai dar um trabalhão para o organismo!

Se você ainda toma medicações para reduzir acidez no estômago, este processo de digestão é mais prejudicado. Então cuidado com o que você come no almoço, pois certamente vai interferir no seu rendimento à tarde. O corpo vai focar a energia na digestão de toda aquela comida, prejudicando as atividades que exigem maior concentração, por exemplo.

Alimentos industrializados ricos em conservantes, corantes, aromatizantes: eles possuem diversas substâncias que intoxicam nosso organismo a longo prazo, podendo gerar inclusive alterações cerebrais que prejudicam a cognição e a concentração.

No próximo post falarei mais sobre os alimentos que favorecem o aumento da cognição, foco, concentração, energia e disposição! Até lá!

 

 


Créditos: Imagens:

Destaque – Foodiesfeed – Design by Freepik.com

A man is working logo and icon – Design by Freepik.com

FastFood – Design by Freepik.com

Coffee on-off – Design by Freepik.com

Sem comentários

Publicar um comentário