21-3283-1240 | 97292-8404

Av. Embaixador Abelardo Bueno, nº 1, Ed. Lagoa 2, Sala 404, Barra da Tijuca

Topo

Os 7 aspectos fundamentais para viver melhor – Primeira parte

Hoje inicio a série de posts com os 7 aspectos fundamentais para viver melhor. A base desta série é a simplicidade.

Ora procuramos por milagres, pílulas mágicas e atalhos, ora sofremos, nos estressamos e nos desgastamos, mas o que poucos sabem é que, para uma vida boa não precisamos de muito não, basta equilíbrio nos aspectos fundamentais da vida.

Apesar de simples, espero que você sinta a profundidade de cada aspecto na sua vida, assim entenderá que tudo que almejamos será apenas consequência de uma vida equilibrada que cultivamos.

Os 7 aspectos que serão abordados são:

1. Tenha uma boa noite de sono

2. Faça as pazes com a comida

3. Mente e corpo ativos, sempre!

4. Organize-se e tenha mais tempo

5. Pratique a doação…de si!

6. Seja um ser espiritualizado

7. Esteja presente no agora

 

Então vamos para o primeiro!

Pode parecer clichê ou banal, mas o sono é fundamental à nossa vida e, talvez, você não faça idéia disso.

Quando dormimos, nossas células são renovadas, os hormônios participam ativamente de diversos processos metabólicos, tudo é restaurado para estarmos preparados para mais um dia. Se virar “bagunça”, nosso corpo fica confuso e aí surgem os desequilíbrios como fadiga, compulsão alimentar, queda na produtividade, estresse, etc. A privação do sono promove mudanças nas atividades dos nossos genes,  imunidade e  metabolismo.

Mais vale um bom planejamento diário (falarei mais sobre isso nos próximos posts) do que passar noites em claro fazendo aquilo que você não fez durante o dia.

O corpo faz ajustes “caros” para contornar a deficiência de horas de sono.

É claro que, de vez em quando,  pode ser necessário uma noite em claro para finalizar um projeto de trabalho, por exemplo, porém não deve ser hábito . Pode estar certo de que se isso for frequente, você não será tão produtivo no dia seguinte.

Sua vida não pode girar em torno da comida, isso é fato!

Do ponto de vista fisiológico, o objetivo da alimentação é manter nosso corpo nutrido, com energia e vivo.  E claro, também por prazer, questões sociais, emocionais e culturais.

Algumas dicas para você colocar seu soninho em dia:

• Identifique o quanto você precisa em horas para sentir que seu sono foi revigorante. A média para adultos é entre 7 a 8 horas, tendo pessoas que precisam de mais horas e outras menos;

• Promova um ambiente aconchegante, fresco, escuro e, de preferência, sem aparelhos de TV, computadores e celulares pois são muito estimulantes. Se não for possível desligar o celular, bloqueie os alertas de emails e mensagens pelo menos.

• Antes de dormir, faça exercícios de respiração e/ou meditação para relaxar;

• Faça refeições leves à noite;

• Se tiver dificuldade para relaxar, tome um chá calmante antes de dormir – melissa, camomila e jasmim são boas opções e sempre sem açúcar ou adoçantes;

• Observe como você acorda pela manhã. Se acordar cansado, sonolento, mau-humorado, possivelmente seu sono não está sendo suficiente em horas ou de qualidade.

• Investigue possíveis deficiências nutricionais e desequilíbrios hormonais.

Bons sonhos!

Beijos!